Sobre nós

A Unitevê - Canal Universitário de Niterói - é um canal de televisão a cabo de uniteveuso decorrente da lei de TV a cabo, gerido pela Universidade Federal Fluminense. Criada em 2000, deu início às suas transmissões no mês de dezembro a partir do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STi) e da operadora SIM TV, tv a cabo nas cidades de Niterói e São Gonçalo.

Em 2005, a Unitevê passa a ser um órgão da Pró-reitoria de Extensão (PROEX). Essa ação aproxima a TV dos demais órgãos da Universidade e enfatiza sua função de divulgar os produtos realizados pela UFF para além dos muros dos campi.

Já no ano de 2008, buscando um espaço mais adequado para a realização das atividades, a Unitevê teve sua sede transferida para um prédio da UFF situado no Centro de Niterói. No entanto, esta ainda é uma instalação temporária e pretende-se em breve transferir seu funcionamento para um local definitivo, que atenda às necessidades de uma unidade televisiva.

Em cooperação com a STi desde 2008, a Unitevê mantem na rede o site Unitevê, onde toda a programação é exibida simultaneamente ao que é transmitido pelo canal 17 da tv a cabo SIM TV. Esta cooperação também mantem o projeto de transmissão direta dos eventos da UFF na internet através da Webtv.

Em 2010, foi criada a Superintendência de Comunicação Social - SCS e a ela incorporada a Unitevê. A SCS tem por finalidade propor e executar a política de comunicação institucional da universidade, de modo a fixar e consolidar, junto à sociedade, a imagem da UFF como pólo de difusão e convergência das mais diversas manifestações educacionais e culturais, observados sempre o princípio da transparência dos meios e os objetivos desta Instituição Federal de Ensino. São três as Coordenações que compõem a SCS: Unitevê / Comunicação / UFFimagem. Conheça mais sobre a Superintendência de Comunicação Social – SCS.

A Unitevê apresenta uma grade de programação diversificada, formada por produções da UFF e parceiros externos, entre os quais estão associações, universidades e membros da comunidade. Parte da programação também é preenchida pela Rede IFES – troca de conteúdo entre as Universidades Federais organizada pela Andifes com realização da RNP. As produções da Unitevê também podem ser visualizadas na parte de vídeos do site Unitevê ou no UFFtube.

O Canal Universitário se baseia em um ambiente de estímulo às iniciativas da comunidade universitária, com objetivo de valorizar a cultura, o conhecimento, a educação e as atividades criadoras da sociedade; divulgar a produção acadêmica da UFF e de outras IFEs; oferecer ao público informação e tratamento da informação de modo imparcial, objetivo e plural, especialmente contando com a participação dos quadros acadêmicos da Universidade; facultar aos alunos, especialmente das áreas pertinentes ao audiovisual, a oportunidade da experimentação e do aprendizado; divulgar acervo de produtos audiovisuais da UFF e de outras instituições; servir de instrumento de intercâmbio entre as instituições universitárias e destas com a comunidade em geral.